segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Conversas de cafe. Trofa 12 anos depois.

Acredito que seja impossível para qualquer trofense não se emocionar ao ver as imagens de centenas de conterrâneos em Lisboa para com dizia-mos a" ir buscar o concelho". São imagens fantásticas, de um povo humilde, trabalhador que ama a sua terra. Mas passados 12 anos muita coisa se passou. Sinceramente como Jovem Trofense, tenho uma grande dificuldade em definir a nossa terra actualmente. O titulo do post mostra isso mesmo. Tenho de me reportar a uma conversa de café para tentar desvendar o que se passa na nossa terra. Por isso num tom ligeiro tento fazer uma reflexão sobre o mais jovem concelho do Pais. Bernardino Vasconcelos governou a Trofa durante 11 anos. Durante a comissão instaladora tenho para mim que fez um excelente trabalho, também dessa comissão fez parte o meu camarada Afonso Paixão que  tem os seus créditos na criação do concelho, muitas vezes esquecido ou ignorado. Mas e depois que se passou? Sinceramente para o comum dos mortais é difícil de compreender. Como é que é possível ter-mos chegado a este nível de endividamento. Se a Trofa tivesse um nível de desenvolvimento excepcional, talvez se entende-se. Mas com a falta de infra-estruturas básicas, com a falta de um plano arrojado para a Trofa com é possível? Como é que o Dr Bernardino pode esconder esta realidade dos Trofenses. Mais, como é que os trofenses não pediram contas, porque é que nós não nos apercebemos dos sinais no novo riquíssimo que o nosso concelho demonstrava? Agora a PS/JS Trofa dizem com razão que a culpa é do PSD. E Claro O PSD/JSD Trofa denunciam a suposta subida  de impostos no nosso concelho. Sinceramente eu não estou importado de que é a culpa, os Trofenses são espertos e chegam lá sozinhos. O que me preocupa seriamente é o que estamos a fazer para sair deste buraco. O que me importa é até onde o DR Magalhães Moreira pode ir. Acredito na sua capacidade para sanear as contas da autarquia. Mas é preciso que o deixem trabalhar!Estas dispostos a isso? De uma vez por todas que acabe na Trofa o despesismo em Cartazes gigantes, de uma vez por todas que acabe a publicidade sem nexo, sem critérios que apenas para Português ver. Que se tenha coragem de por em pratica as medias necessárias. O PS enquanto oposição foi sempre contra a TROFAGUAS, esta então na altura de ser coerente. A Trofaguas não faz falta a Trofa.É apenas um exemplo. Espero que esteja-mos a altura das dificuldades, a Trofa é mais importante do que um ou outro interesse Pessoal, do que os interesses político-partidários. Vejamos o que o futuro próximo nos reserva.

Sem comentários:

Enviar um comentário