sábado, 4 de dezembro de 2010

4/12/1980- O dia em que Portugal mudou!

3 comentários:

  1. Ninguém tem duvidas que Portugal seria muito diferente se esta terrível acidente não tivesse acontecido. E seria diferente para melhor. Sá carneiro era um político de grande craveira, não era um burocrata palaciano com estes senhores que lideram o PSD. Tinha o carinho do povo, e a coragem de quem lutava por os seus ideais. Também Cavaco Silva não teria tido 2 maiorias absolutas, possivelmente ate nem seria “ninguém” relevante na história do PSD, e este sim um aspecto fundamental. Por um lado alguém que tinha um visão um projecto para Portugal, Por outro alguém que se limitou a desbaratar o dinheiro do primeiro QREN e comprometer as gerações futuras. Depois de 8 Comissões de inquerido paira a duvida em muitos portugueses. Acidente ou atentado. Eu pessoalmente acredito em atentado, mas não diretamente para Sá Carneiro. Adelino Amaro da Costa tem historicamente um papel mais relevante do que muitos fazem crer. Enquanto ministro da defesa estava a mexer em muitos poder que meia dúzia achavam consagrados. Este sim tinha inimigos poderosíssimos e penso que capazes de tudo para o deter. É importante relembrarmos o dia, para que possamos viver numa democracia plana. Para que estas mortes não tenham sido em vão! Como Português o meu obrigado ajudaram a consolidar a democracia em Portugal.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Daniel, mais um comentário lúcido e construtivo. Fico muito satisfeito de perceber que existe mais quem perceba que é quase certo que se tenha tratado de um atentado e que o alvo seria Amaro da Costa e não Sá Carneiro. Este corajoso ministro não queria que Portugal funcionasse como "pit stop" para o armamento que estava a ser traficado pelos EUA para alimentar os dois lados do conflito Irão-Contras e pagou bem caro ter batido o pé ao poderosíssimo Henry Kissinger. Aconselho-te um livro muito bom e de leitura fácil chamado "Estado de Segredos" de Frederico Duarte Carvalho que, apesar de ser um monárquico, fez uma análise brilhante da imcompetência e corrupção que nos governo no pós-25 de Abril...

    um abraço e continua o bom trabalho!

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigado joão.

    Sem duvida partilhamos a mesma opinião. Mas eu acredito que muitos outros pensem como nós, so que jeito" a muito boa gente" na nostalgia de Sabestianismo criada em torno de Sá Carneiro. E depois vêm os demagogos pedir uma nona comissão de inquerito. É um bom exemplo dessa "nostalgia".
    Obrigado pela sujestão, vou comprar o livro.

    ResponderEliminar